O EVANGELHO NO LAR

ROTEIRO PARA O ESTUDO DO EVANGELHO NO LAR
“Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei”. – Jesus (Mateus, 18:20)

“O lar é o coração do organismo social. Em casa começa nossa missão no mundo. Organizemos nosso agrupamento doméstico do Evangelho.” – (Scheila)


O QUE É O EVANGELHO NO LAR?
Trata-se do estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar. O Evangelho no Lar, realizado no ambiente doméstico, é precioso empreendimento que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.

POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR?
O cultivo dos bons pensamentos satura o ambiente doméstico de boas vibrações e facilita a presença dos benfeitores espirituais, que trazem amparo e inspiração necessários para superar as dificuldades que porventura surjam na vida.

FINALIDADES:
1 – Estudar e praticar o Evangelho de Jesus, ao mesmo tempo, proteger os lares contra influências espirituais negativas;
2 – Beneficiar pessoas necessitadas por meio de preces e vibrações espirituais.

ROTEIRO:
1 – Escolher dia e hora da semana em que se possa contar com a presença de familiares, observando rigorosamente essa designação para assegurar a assistência dos benfeitores espirituais;
2 – Iniciar as reuniões com o número que for possível de pessoas presentes que permita formar uma corrente vibratória de sustentação. Caso haja só 1 (um) participante, não há impedimento algum;
3 – Designar um dos presentes para dirigir a reunião, podendo ser feito um rodízio, caso desejarem;
4 – Abrir a reunião com uma prece simples e espontânea, dirigida a Deus, que poderá ser proferida pelo dirigente da reunião ou qualquer participante;
5 – Ler um pequeno trecho do Evangelho segundo o Espiritismo e, na falta deste, do próprio Novo Testamento;
6 – Comentar o trecho lido, com palavras simples e compreensíveis buscando sempre a aplicação dos ensinamentos de Jesus na conduta pessoal e na vida diária, podendo qualquer dos presentes participarem dos comentários com objetividade e clareza, evitando-se debates e discussões acaloradas;
7 – realizar, em seguida, vibrações de fraternidade e de amor para necessitados, na seguinte ordem: – para a paz na Terra e no coração dos homens; – para a difusão do Evangelho no mundo; – para auxílio aos enfermos, encarcerados, descrentes e suicidas, mentalizando Jesus abençoando todo o lar; – para ajudar aos trabalhadores de Jesus, que se dedicam à prática do bem e ao esclarecimento público das verdades espirituais.
8 – Prece final: em agradecimento a misericórdia divina, orar o Pai-Nosso ou uma prece espontânea. Pedir aos benfeitores espirituias acrescentarem fluidos à água colocada sobre a mesa. Convidar a todos, em especial, aos amigos espirituais para participarem da próxima reunião, que deverá ser realizada no mesmo dia da semana e horário.

SUGESTÕES:
1 -  A duração da reunião poderá se de 20 min. ou mais de acordo com as necessidades da família.
2 - Não suspender a reunião em virtude de visitas, passeio adiáveis ou acontecimentos fúteis.
3 - Providenciar uma jarra com água para ser servida no final da reunião.



EVANGELIZAÇÃO: COMPROMISSO COM JESUS

Evangelizar é instruir, é educar moral e espiritualmente, dando a conhecer o que acontece ao Espírito em sua trajetória rumo à evolução. Eis porque Espiritismo e Evangelho têm que ser estudado juntos.

O Espírito se instruiu quanto ao seu destino e se educa, preparando melhor futuro para si e para o próximo. Instruir e educar na Doutrina Espírita não é catequizar, e sim evangelizar.

A evangelização espírita tem por objetivo levar às crinaças e aos adolescentes elementos que os ajudem a assimilar não só a mensagem do Cristo, como também a melhorar seus padrão moral e espiritual, o que vale dizer: a cosntrução de um mundo novo, onde haverá paz e fraternidade.

Fonte: Dima Lourenço Marques
Livro "Evangelização: Compromisso com Jesus"


A IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO NO LAR:

"O culto do Evangelho em casa - pelo menos uma vez por semana - ser-vos-á uma fonte de alegrias e bênçãos.
Renovemos o contato com os ensinamentos de Jesus, tanto quanto nos seja possível, e não somente o lar que nos acolhe se transformará em celeiro de compreensão e solidariedade, mas também a própria vida se nos fará luminoso caminho de ascensão à felicidade real."

BATUÍRA
(Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, do livro "Mais Luz"- Edição GEEM)



ORIENTAÇÃO:
  • Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
  • Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.
  • Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu.
  • Quando a família ora, Jesus se demora em casa.
  • Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinhos de paz para todos.
  • Jesus no Lar é vida para o Lar.
  • Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável.
  • Distende, a tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado.
  • Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.
  • Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia,qual lâmpada ignorada, acesa na ventania.
  • Não te afaste da linha direcional do Evangelho, entre os teus familiares.
  • Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas, as diretrizes do Mestre, e, quanto possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora do Cristo.
  • Não demandes à rua, nessa noite, senão para os inevitáveis problemas que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar.
  • E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo.
JOANNA DE ÂNGELIS(Página psicografada por Divaldo Pereira Franco - Centro Espírita "Caminho da Redenção", Salvador, Bahia)